sábado, 20 de junho de 2009

Força Militar: Aperto financeiro nos quartéis

POR MARCO AURÉLIO REIS, RIO DE JANEIRO
Rio - O reajuste dos soldos das Forças Armadas previsto para entrar em vigor daqui a 10 dias está garantido, mas o aperto financeiro decorrente da queda da arrecadação de impostos já começa a ser sentido pelos quartéis. Mais unidades passam a adotar o meio-expediente às sexta-feiras (para economizar com o almoço) e outras estudam estender o corte para outros dias da semana, sendo o preferido a segunda-feira. O exemplo mais duro do aperto financeiro e seus efeitos na rotina e nos bolsos militares vem do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, o gigantesco centro de formação da Marinha na Penha. Alunos do curso de cabo estão tendo que pagar pelas apostilas que usam desde que sejam danificadas. “Só cobra se danificar, mas é impossível não danificar. A apostila vive com a gente. É usada em formaturas e até embaixo de chuva”, reclama um aluno. “Não dá para deixar a apostila novinha em folha após o uso. A economia que se está fazendo é bancada pela gente”, completa outro aluno.
Publicado em 20/06/2009 – Terra Notícias.

Ao nos depararmos com esta notícia, passamos a indagar como estará a saúde financeira dos Hospitais de Grande Porte e de Guarnições, Odontoclinicas, e postos avançados de Saúde dos Sistemas Militares de Saúde do Brasil (incluímos aqui os serviços de saúde das forças auxiliares: Policias Militares e Bombeiros Militares). Há anos o Sistema vem sofrendo com cortes sucessivos em suas verbas, pelo Executivo Federal, aliado ao fato que é um dever a prestação de serviços de saúde de alta qualidade a todos os militares, da ativa ou da reserva remunerada, pensionistas e ex-pracinhas, em todo o território brasileiro e onde se encontrar qualquer guarnição militar. Totalizando algo em torno de 1 milhão de usuários. Soma-se a isto o fato deste serviço prestado, por dever ético deve ser de ultima geração, pois devemos oferecer o melhor da medicina aos nossos pacientes. Como podem os Sistemas Militares de Saúde responder a esta demanda de serviços, sem que haja investimento em suas instalações, pois se o aperto atinge até a comida nos quartéis, o que dirá nos hospitais, laboratórios e outros serviços, pois a inflação médica está sempre acima da inflação geral, devido a peculiaridade em saúde de uma nova tecnologia, não substituir ou tornar obsoleta uma outra mais antiga. Fato este peculiar no mercado econômico da saúde em nosso país.
Por fim resta nos perguntar, por que não há cortes de verbas nos outros poderes, Legislativo e Judiciário, que nos aviltam com escândalos bilionários quase que diariamente.
Aroldo Moraes Junior - Rio de Janeiro

2 comentários:

  1. [B]NZBsRus.com[/B]
    Escape Crawling Downloads Using NZB Files You Can Easily Search High Quality Movies, Console Games, MP3 Albums, Applications and Download Them at Dashing Speeds

    [URL=http://www.nzbsrus.com][B]NZB Search[/B][/URL]

    ResponderExcluir
  2. It isn't hard at all to start making money online in the hush-hush world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat cpa[/URL], You are far from alone if you haven’t heard of it before. Blackhat marketing uses alternative or misunderstood ways to produce an income online.

    ResponderExcluir