Úlcera de Buruli, também conhecida como úlcera de Bairnsdale, de Searls ou de Daintree é uma doença de pele infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium ulcerans. No início da infecção é caracterizada por um nódulo indolor e inchaço que com os dias se transforma em uma úlcera. Quase todos os 5000-6000 casos anuais ocorrem na África subsaariana, sendo raro na América e Ásia e não há relatos de casos recentes na Europa.
Causa
O Mycobacterium ulcerans entra através de feridas em contato com água ou peixes infectados, possivelmente também sendo transmitido por insetos aquáticos africanos. O período de incubação é de 2 meses. O organismo produz uma toxina chamada micolactona, um policetido solúvel, que induz a apoptose celular e imunossupressão.
Sinais e sintomas
Começa com um nódulo indolor que vai engrossando com os dias e eventualmente começa a causar ulcerações na pele irregulares. Como a toxina micolactona tem propriedades imunossupressoras e citotóxicas, a destruição do tecido ocorre sem induzir inflamação ou sintomas sistêmicos como febre, mal-estar, ou adenopatias. Se não tratada pode expor músculos e ossos, e podem causar em deformidades permanentes. Raramente é fatal.
Tratamento
O uso de antibióticos durante oito semanas é eficaz em 80% dos pacientes. Geralmente se utiliza rifampicina (10 mg/kg una vez ao dia) e estreptomicina (15 mg/kg una vez ao dia) ou claritromicina ou moxifloxacina (400 mg una vez ao dia). Sem tratamento, 15% dos casos resultam em deformações permanentes. Úlceras muito grandes e deformações podem exigir cirurgia reparadora. Quando o sistema imunitário está baixo a úlcera é mais agressiva e difícil de ser tratada.[3]
Referências
↑ Ir para: a b http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs199/es/
Ir para cima ↑ http://www.patient.co.uk/doctor/Buruli-Ulcer.htm
Ir para cima ↑ http://emedicine.medscape.com/article/1104891-treatment
Referências
Por Prof. Aroldo Moraes Junior
Foto: Google Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário