Foto: Google Imagem
Um livro não é simplesmente um punhado de palavras impressas e encadernadas. As ideias contidas em suas páginas têm o poder de mudar o mundo. Uma obra literária impactante e original pode dar origem a novas correntes artísticas ou a combativos movimentos sociais com o potencial de alterar os rumos da história. Um bom exemplo desse poder é Os Sofrimentos do Jovem Werther, do alemão Goethe - o romance chegou a provocar ondas de suicídio quando foi publicado. Em meio a tantos livros revolucionários que já foram escritos, quais deles poderiam ser considerados os mais influentes?
Foi justamente esta a pergunta feita por uma pesquisa conduzida recentemente na Inglaterra. Em parceria com a Biblioteca Britânica, o Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidades quis saber quais são os textos acadêmicos mais influentes da história. Os pesquisadores fizeram uma lista de grandes obras da literatura universal e as submeteram a voto popular. Com cerca de 900 respostas, 26% do público elegeu A Origem das Espécies, publicado em 1859 pelo biólogo e pai do evolucionismo Charles Darwin, como o texto com maior repercussão já escrito por um intelectual.
"Nenhum outro trabalho mudou tão fundamentalmente a forma como pensamos a nossa própria existência e o mundo ao nosso redor", disse o chefe de marketing da Booksellers Association, Alan Staton, ao Independent. O estudo foi realizado pelas duas instituições para inaugurar a Semana do Livro Acadêmico no país, que promove uma série de eventos e competições por todo o Reino Unido. Confira a lista abaixo:
1) A Origem das Espécies - Charles Darwin
2) Manifesto do Partido Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels
3) A Obra Completa de William Shakespeare
4) A República - Platão
5) Crítica da Razão Pura - Immanuel Kant
As outras obras que compunham a lista eram:
>> O Segundo Sexo - Simone de Beauvoir
>> Modos de Ver - John Berger
>> Primavera Silenciosa - Rachel Carson
>> O Significado da Relatividade - Albert Einstein
>> A Mulher Eunuco - Germaine Greer
>> Uma Breve História do Tempo - Stephen Hawking
>> As Utilizações da Cultura - Richard Hoggart
>> O Príncipe - Nicolau Maquiavel
>> O Macaco Nu - Desmond Morris
>> 1984 - George Orwell
>> Os Direitos do Homem - Thomas Paine
>> Orientalismo - Edward Said
>> A Riqueza das Nações - Adam Smith
>> A Formação da Classe Operária Inglesa - E. P. Thompson
>> Reivindicação dos Direitos da Mulher - Mary Wollstonecraft
Fonte: Glasgow University
Nenhum comentário:
Postar um comentário