Auditoria em Saúde

A auditoria em saúde é atividade de profissionais de saúde que autorizam exames, procedimentos, material médico e cirurgia nos serviços públicos e privados, alem de verificar a correta aplicação e indicação medica dos mesmos. Cabe a ele também a análise das faturas dos serviços de saúde (hospitais, clinicas e laboratórios) encontrando-se não conformidades com os contratos e outras leis é seu dever “glosar” isto é não pagar o procedimento, podendo o auditado fazer o recurso da glosa, apresentando evidencias para o procedimento, exames e etc. Hoje os próprios hospitais, contratam auditores internos que acompanham diariamente o que é executado no hospital, diminuindo, assim, as glosas.

A gestão em saúde é assunto complexo, pois envolve o gerenciamento de um infinito itens importantes, para o atendimento dos pacientes, devendo o gestor, estar sempre atento a qualidade do atendimento, desde a recepção até a alta hospitalar. Seu trabalho conjunto com a auditoria leva a uma melhoria do desempenho da empresa, pois são identificadas as áreas que necessitam de maior planejamento no atendimento.

A regulação em saúde é feita no serviço publico há cerca de 4 anos, quando foram instituídas as centrais de regulação, que tem como função otimizar os recursos, localizando leitos vagos para internação, exames e procedimentos de média e alta complexidade. Na medicina privada (Sistema Suplementar de Saúde), esta inicia a partir do ano de 2000, com a criação da ANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar), que tem como objetivo principal verificar a correta aplicação da lei dos planos de saúde e de fiscalizar as operadoras de saúde (Planos de Saúde), que gera vários conflitos. Necessitando para o seu pleno desempenho de profissionais de múltiplas formações, notadamente em Saúde, para atingir seus objetivos.


Aroldo Moraes Junior