terça-feira, 12 de maio de 2015

História da enfermagem: Significado do símbolo da enfermagem

                                                                 Imagem: Google Imagens

O Símbolo da Enfermagem é representado pela lâmpada à óleo (forma de uma lamparina grega) acesa, uma cobra e a cruz vermelha, donde juntas representam a profissão do zelo, do cuidado e do respeito: a Enfermagem.
Note que o símbolo do Técnico e Auxiliar em Enfermagem segue o modelo de lamparina, contudo, ao invés da cobra e da cruz, é marcado pelo desenho de uma seringa. Segundo a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN 218/1999 os significados atribuídos ao símbolo da enfermagem são:
· Lâmpada: caminho, ambiente;
· Cobra: magia, alquimia;
· Cobra + cruz: ciência;
· Seringa: técnica
· Cor verde: paz, tranqüilidade, cura, saúde
- Pedra Símbolo da Enfermagem: Esmeralda
- Cor que representa a Enfermagem: Verde Esmeralda

História do Símbolo

De partida, devemos salientar que a escolha do símbolo da enfermagem remonta ao século XIX, na medida em que a inglesa aristocrata Florence Nightingale (1810-1920), por meio da arte de cuidar dos doentes e feridos, dedicou sua vida à profissão de enfermeira. Não obstante, com a Guerra da Crimeia (1853-1856), Florence decide auxiliar os feridos na guerra; assim, foi na base militar de Scutari, na Turquia Otomana, onde trabalhou dedicadamente, principalmente com suas intervenções sobre higiene pessoal, salubridade, medicações básicas e alimentação para cuidar dos feridos.
Nesse ínterim, Florence, muito dedicada e cuidadosa, caminhava todas as noites pelos corredores das tendas dos enfermos, a fim de visitar os pacientes feridos. Sempre carregava uma lamparina que iluminava suas rondas noturnas e, por isso, ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”. Diante disso, a símbolo da enfermagem moderna homenageou Florence Nightingale, que por meio de seus atos, demonstrou o zelo, a busca de bem estar e a saúde de seus pacientes, trazendo a luz e a esperança da cura.

Parabéns a todos os meus amigos pelo dia mundial da enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário