sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ONU alerta para risco de guerra civil na Síria.

A principal autoridade da ONU em direitos humanos pediu nesta sexta-feira ações internacionais para proteger os civis da Síria e afirmou que a "repressão implacável" contra os protestos antigovernamentais poderá fazer o país mergulhar em uma guerra civil aberta.

A cifra de mortos nos protestos iniciados em março contra o presidente sírio, Bashar al-Assad, supera 3 mil, incluindo pelo menos 187 crianças, segundo comunicado da comissária da ONU para Direitos Humanos, Navi Pillay.

Pelo menos cem pessoas foram mortas somente nos últimos dez dias.

"O ônus é de todos os membros da comunidade internacional, para que tomem ações de proteção de modo coletivo, antes que a implacável e contínua repressão leve a uma guerra civil aberta", disse Pillay, que foi juiz do tribunal da ONU para crimes de guerra.

"À medida que mais membros das forças militares se recusam a atacar civis e mudam de lado, a crise já demonstra sinais preocupantes de se transformar em luta armada", acrescentou.

Ao ser indagado sobre que tipo de ação internacional deveria ser adotada, o porta-voz dela, Rupert Colville, disse a repórteres: Isso obviamente cabe aos estados decidirem. O que tem sido feito até agora não está dando resultados e as pessoas continuam a ser mortos praticamente a cada dia que passa."

Comentário do Blogueiro: Por que postamos esta notícia? O mundo Islamico sempre foi divido entre duas castas: os sunitas, que sempre detiveram o poder economico e oprimiram a grande massa de xiitas, que compoem cerca de 86% da população islamica. Nesta primavera interminavel se inicia um levante dos mesmos contra seus opressores (alguns falam da influencia do Irã sobre tais movimentos). Diante disto os países orientais, capitaneados pelos USA, tentam impor sanções a este país, sob pretesto de terrorismo internacional. Mas o que isso interessa a um auditor em saúde? Na Síria os investimentos BIRD, em saúde e saneamento básico, foram da ordem de US$ 386 milhões. Será que este montante de dinheiro não foi ou esta sendo desviado para financiar esta guerra? Em breve saberemos. A exemplo do Egito. E quando for possível Líbea.
Autor:  Stephanie Nebehay
GENEBRA - Agencia Reuters
Imagem: Google Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário