quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PETROBRAS





1 - A Petrobras pode quebrar?
R - Na prática, é improvável a quebra da Petrobras, já que o acionista majoritário, o governo federal, certamente intervira para evitar uma insolvência. E a própria Lei de Falências não pode ser aplicada a sociedade de economia mista, como a Petrobras.
2 - Quem pode se juntar a esta ação movida nos EUA ?
R - Todo acionista que tenha ADRs (recibos de ações negociados nos EUA) da empresa e que se sentir prejudicado pode aderir à ação. Isso vale para acionista minoritários e grandes fundos de pensão que têm papéis em suas carteiras de investimentos. Mas, mesmo quem não aderir à ação pode ser beneficiado. Qualquer detentor de ADR ganharia em decisão final favorável ou acordo, o que é comum nestes casos.
3 - Quem tem ações da Petrobras no Brasil pode entrar na Justiça?
R - Sim. Mas a Justiça americana acaba sendo mais rápida.
4 - O Que pode acontecer com a Petrobras na Bovespa ?
R - O governo pode injetar mais dinheiro e chegar até a estatizar totalmente a empresa, comprando as ações, podendo até sair da Bolsa. Outa possibilidade é que a ação continue sendo negociada, vá perdendo valor até chegar a ser uma penny-stock (ação vendida por centavo) e então ser excluída do Ibovespa. E a empresa ainda pode se recuperar.
5 - O que faz quem tem FGTS-Petrobras?
R - O melhor é manter os papéis, já que as cotações estão muito baixas e se desfazer deles implica grandes prejuízos. Além disso, quem quiser sair da aplicação terá que transferir o valor para FGTS tradicional ou para fundos como o FGTS-Vale. Só é possível resgatá-lo em casos como aposentadoria, demissão, compra de imóvel ou doença grave.
Fontes: Fernando Zilveti, professor da FGV e André Castro Carvalho, advogado.
Imagem: Google Imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário